Volkswagen prepara nova picape média

Dourados - MS, 22 de janeiro de 2017


PROJEÇÃO NOVA PICAPE MÉDIA DA VOLKSWAGEN (FOTO: RENATO ASPROMONTE)

A Volkswagen não pode ficar parada. Por isso, a fabricante já esboçou um plano de reação: anunciou que até 2018 produzirá no Brasil quatro novos modelos, incluindo a nova geração do Gol, a nova geração do Voyage, um inédito SUV compacto e uma nova picape média, revelada por Autoesporte. A picape, na verdade, será o último produto dessa lista a chegar no mercado, com previsão de estrear nas lojas até o segundo semestre de 2018. Saiba o que esperar da novidade.

Ai, que Saveirão!

A nova picape da Volkswagen usará uma plataforma derivada da MQB, talvez uma versão maior da MQB A0 que dará origem aos novos Gol, Voyage e ao futuro crossover compacto da marca. De acordo com uma fonte ligada ao fabricante, seu porte ficará próximo entre Fiat Toro e Renault Duster Oroch, algo entre 4,91 metros da primeira e 4,69 metros da segunda. Essas medidas garatiram ao novo modelo uma cabine dupla espaçosa, com quatro portas convencionais e espaço real para cinco ocupantes.

Será um porte semelhante ao da futura picape média-pequena da Fiat, chamada por ora pelo nome código X6P, antecipado com exclusividade por Autoesporte. O novo subsegmento terá as futuras picapes da Chevrolet e da Ford, ainda em fase de cogitação. Uma nova Montanaderivada da base GSV do Onix atual foi descartada, o que teremos é uma nova família de compactos nacionais da Chevrolet, prevista para 2018.

Saveirinho continua em linha

Essa nova picape não tirará a Saveiro de linha, mesmo porquê o utilitário compacto passou por uma reestilização há pouco tempo justamente para ter uma vida própria após o lançamento da irmã maior. É a mesma estratégia da Fiat – o mercado de picapinhas para trabalho não será substituído pelo subnicho das médias-pequenas, mais voltadas para o lazer e encaradas até como alternativas aos carros de passeio.

VOLKSWAGEN SAVEIRO CROSS 2017 (FOTO: FABIO ARO/AUTOESPORTE)

Visual a la T-Cross Breeze

Em relação ao estilo, o carro está sendo criado no Brasil e traz muito dos conceitos T-Roc e T-Cross Breeze. Mais para o T-Roc, afirma fonte, e foi com base nos conceitos que fizemos a primeira projeção da picape. O SUV feito sobre a base MQB A1 cede detalhes como os faróis de neblina circulares e não tem bordas arredondadas como os do T-Cross Breeze. Os faróis também são mais tradicionalistas. O nome do conceito deve começar com T para manter esse parentesco e está estampado na tampa traseira do conceito. O visual do modelo manterá os elementos característicos da Volkswagen, tais como a base dos vidros horizontal, sem linha ascendente tão delineada, além de práticas lanternas verticais.

Picape turbinada

Nós já flagramos algumas unidades da atual Saveiro rodando com em teste de motorização, possivelmente o novo motor 1.0 TSI. Esses testes não são à toa. As versões mais caras da nova picape poderão adotar esse tipo de motorização turbocomprimida, que poderá vir combinado a um câmbio manual de cinco velocidades. Ainda esperamos pela aplicação na linha de compactos do câmbio automático de seis marchas em substituição ao automatizado de cinco velocidades i-Motion, mas ainda não sabemos se o mesmo equipará a Saveiro. Pelo que apontou fonte ligada ao fabricante, o automático pode ser aplicado na linha Fox – que não terá substituto tão cedo.

Fonte: Revista Auto Esporte

0 Comentários

Os comentários estão fechados.