qua. dez 19th, 2018

Este é o Brasil visto do alto da Estação Espacial Internacional

Posicionada na órbita da Terra a cerca de 400 quilômetros acima da superfície, a Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) começou a ser montada em 1998, com a Expedição 1 acontecendo no ano 2000 — o que deu início a 18 anos de estudos científicos e projetos tecnológicos que são desenvolvidos no espaço, em uma colaboração internacional envolvendo agências espaciais de várias nações.

A ISS nos orbita a uma velocidade média de 7,69 quilômetros por segundo (ou 27.700 km/h), completando 15,7 órbitas ao redor da Terra todos os dias. São quinze vezes em que os astronautas podem visualizar, da janela da ISS, as mesmas regiões do globo, e muitos deles nutrem o hobby de registrar a Terra lá do alto em belíssimas imagens e vídeos.

As agências espaciais responsáveis pelos astronautas (como NASA, ESA, JAXA e Roscosmos, por exemplo) costumam liberar essas imagens para a humanidade admirar a beleza de nosso planeta visto do espaço, e claro que o Brasil não fica de fora disso. Separamos, então, uma coleção de fotografias mostrando como nosso país é visto da ISS, mostrando um Brasil que é “bonito por natureza” em ângulos de tirar o fôlego!

Imagem noturna mostra pontos de luz das grandes cidades, com um mapa desenhado em cima para facilitar a localização das regiões brasileiras (Foto: Reprodução)

 

Esta é Belo Horizonte vista à noite da ISS (Foto: ESA)

 

Aqui vemos as luzes noturnas de Brasília (Foto: ESA)

 

Nesta outra fotografia noturna, vemos que o Rio de Janeiro continua lindo, mesmo do espaço (Foto: ESA)

 

Aqui vemos Rio de Janeiro e São Paulo (Foto: NASA)

 

Mais uma de Brasília, agora durante o dia (Foto: Sergey Ryazansky/Roscosmos)

 

Esta foto mostra a extraordinária costa do Nordeste brasileiro (Foto: Karen Nyberg/NASA)

 

Uma outra visão do nosso Nordeste (Foto: Sam Cristoforetti/ESA)

 

O majestoso Rio Amazonas (Foto: Mark Vande/NASA)

 

Outro olhar sobre o Rio Amazonas (Foto: André Kuipers/ESA)

 

Parte da Floresta Amazônica (Foto: Soichi Noguchi/JAXA)

Para fechar, no vídeo abaixo vemos, em pouco mais de dois minutos, a ISS observando a Terra lá do alto e atravessando o Brasil de ponta a ponta, desde o Rio Grande do Sul até o Rio Grande do Norte:

Fonte: MSN

Notícias Relacionadas :::

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *