quarta-feira, junho 20

Por que fazer simulados ajuda na hora da prova?

Na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a melhor dica de estudos que podemos dar é: faça simulados que reproduzam o modelo da prova.

Conversamos com cursinhos e listamos a seguir quatro motivos para levar essa prática a sério.

  •  Você precisa se familiarizar com o tipo de prova que vai encarar

O Enem tem um modelo próprio, que é diferente da Fuvest – que é diferente da Unicamp, da Unesp… Além da diferença no número de questões e até no conteúdo cobrado, cada vestibular tem seu próprio jeito de abordar os temas.

Entender e se acostumar com a prova pode lhe roubar um tempo precioso – gasto que você não precisará ter se já chegar sabendo o que irá encontrar.

  • O simulado permite que você desenvolva e teste sua própria estratégia

“Para se sair bem no Enem e no vestibular é preciso ter conteúdo e estratégia. Não adianta saber muito e não conseguir mostrar – ninguém vai dar a nota com base naquilo que o candidato poderia ter feito”, afirma Celio Tasinafo, diretor pedagógico da Oficina do Estudante.

É fundamental já ter uma boa ideia de como usar seu tempo, e você só vai conseguir desenvolver uma boa estratégia por meio do treino – de preferência um que simule da forma mais próxima possível as reais condições da prova. Isso vai lhe permitir identificar pontos fortes e fracos no seu método (você pode ser rápido, mas desatento, ou pode ser muito atento, mas ter problema para administrar o tempo, por exemplo).

  • O simulado permite que você aprenda a lidar com a pressão da prova

Além de conteúdo e estratégia, o vestibular e o Enem exigem um bom preparo psicológico. Afinal, trata-se de um grande número de questões a serem resolvidas em um tempo limitado e em um ambiente em que você estará sob pressão. Estar familiarizado com essa situação é importante para ficar mais calmo. “Terá o melhor desempenho quem conseguir lidar melhor com aquela situação, não necessariamente quem sabe mais”, afirma Célio.

  • O simulado é uma bússola para os seus estudos

Com tanto conteúdo para estudar, é importante tirar um tempo somente para resolver exercícios de todas as matérias reunidas. Isso vai servir como um bom termômetro para medir aquilo que você sabe e o que precisa estudar mais, permitindo que você aproveite melhor o tempo que resta até a hora H. “Com o resultado do simulado em mãos, o estudante poderá ter um estudo mais qualificado, que realmente faça a diferença no seu desempenho”, completa Célio.

Fonte: Guia do Estudante

Notícias Relacionadas :::