sexta-feira, agosto 17

Campeonato Brasileiro de Torra de Café ocorrerá em Curitiba

Os profissionais de torrefação colocarão seus conhecimentos à prova na busca pelo título do Campeonato Brasileiro de Torra de Café, que será realizado, de 1º a 5 de agosto, no Mercado Municipal de Curitiba (PR). O evento é uma ação do projeto setorial “Brazil. The Coffee Nation”, desenvolvido em parceira pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Esta é a segunda edição da competição no país e conta com as empresas Probat Leogap e Lucca Cafés Especiais como anfitriãs. Os torrefadores inscritos terão que planejar e elaborar a melhor torra para o café oficial do evento e passarão por três etapas: treinos com café e equipamentos oficiais para elaborar seu plano de torra; classificação física do café oficial por defeitos e peneira; e torra do café oficial, que será avaliado por um time de quatro juízes sensoriais e um juiz principal.

O júri do campeonato será presidido pelo polonês Lukasz Jura, representante da World Coffee Events (WCE), expert em competições de torra e coordenador dos trabalhos dos juízes na edição de 2017 no Brasil. Esses profissionais analisarão o desempenho dos torrefadores com base em critérios como comparação da torra executada com o plano de torra informado, avaliação sensorial do café torrado e classificação física correta, que é a novidade da competição neste ano e foi incluída por ser uma etapa obrigatória no campeonato mundial. O campeão brasileiro será aquele que for mais fiel à curva de torra planejada e obtiver maiores notas na bebida.

Notícias Relacionadas :::