sexta-feira, agosto 17

Um em cada cinco jovens não sabe o que é uma DST

Um em cada cinco jovens, entre os 18 e os 24 anos não sabe o que é uma DST, de acordo com aquela pesquisa.

Os resultados apurados revelaram que 36% dos inquiridos nunca tinha feito exames para saber se testava ou não positivo para uma DST, e surpreendentemente 20% admitiu não saber de todo do que é de facto uma DST.

Daqueles que nunca tinham sido testados, 44% afirmou não achar necessitar de fazer exames porque usava proteção durante o ato sexual, enquanto que 20% disse ter vergonha de fazer qualquer tipo de teste.

E assustadoramente, o principal motivo apresentado para não fazer exames foi “não ter sintomas” – apesar da maioria das DSTs não apresentar de todo sintomas.

Em declarações à publicação Mirror Online, o médico Martin Godfrey, afirmou: “Ter experiências novas e divertidas faz parte da juventude, mesmo relativamente ao sexo”.

Acrescentado: “A cultura pop encoraja a vivência de relações casuais, sem ter em grande consideração as doenças sexualmente transmissíveis, cuja maioria são assintomáticas – daí a importância de se ser testado, não colocando a própria vida e a dos outros em risco!”.

Notícias Relacionadas :::