sexta-feira, agosto 17

Sergio Nogueira solicita implementação do Plano de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio em MS

O suicídio, no país, é a quarta maior causa de morte entre homens jovens, em Mato Grosso do Sul, a taxa de mortalidade entre eles é maior do que a média nacional, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde em 2017. Enquanto no país esta taxa é de 8,7 a cada 100 mil habitantes, em MS, é de 13,3. Diante destes índices alarmantes, o vereador Sergio Nogueira (PSDB), em audiência com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), solicitou a implementação do Plano Estadual de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio em cumprimento à Lei 4.777/2015.

“Os dados são preocupantes, tanto em Dourados, quanto em diversas cidades do MS, em que pessoas de diferentes idades, inclusive adolescentes, têm cometido suicídio. Sou autor da Lei douradense que, em 2016, criou o “Setembro Amarelo” como o mês da ênfase na promoção à vida e prevenção ao suicídio, o dia 10 do mesmo mês como Dia Municipal de Prevenção Suicídio e a criação do Plano Municipal de Prevenção ao Suicídio. Queremos esta ação em todo o estado”, afirma Sergio Nogueira.

Após a reunião com o governador, o parlamentar conversou com a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amendola da Motta, juntamente com sua assessoria, para definirem, no tempo mais curto possível, a formatação de um projeto piloto, em parceria com o Corpo de Bombeiros de MS para atender a rede estadual de Dourados, extensiva também à rede municipal e, futuramente, outras cidades.

A ideia é desenvolver o trabalho de prevenção ao suicídio e promoção à vida em âmbito estadual. Desta forma, o vereador Sergio Nogueira pretende, também, auxiliar as demais Câmaras Municipais do estado para que esse projeto possa ser implantado e discutido nas demais cidades.

“Já existe uma Lei Estadual neste sentido, o que precisamos é colocá-la em prática. Há uma necessidade de que essa Lei possa alcançar todos os municípios. Desta forma, em conversa com o governador, ficou decidido que o Plano a ser desenvolvido terá o intuito de atender os municípios em parceria com a União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul”, enfatiza Sergio Nogueira.

Serviço

Em todo o Brasil, o Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. Disque 188 ou acesse www.cvv.org.br.

Notícias Relacionadas :::