sexta-feira, agosto 17

Daniela Hall apoia campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite em Dourados

A vereadora Daniela Hall (PSD) apoia e está divulgando em sua rede social a campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite em Dourados. A ação, que começa no próximo dia 6, foi lançada no dia 31 de julho, pelo Ministério da Saúde, e deve vacinar mais de 11 milhões de crianças em todo País.

Em Dourados, o objetivo é atingir 95% do público alvo, que são crianças de 1 a 5 anos de idade sendo que, serão ao todo, 12 mil doses disponíveis para a população douradense. Além da disponibilização nos postos de saúde, um dia “D” da campanha, com a abertura de um posto volante, está sendo analisado pelo Núcleo de Imunização da Secretaria de Saúde, já que a mobilização precisa acontecer em todos os municípios.

Para a presidente da Câmara Municipal de Dourados, Daniela Hall, os pais ou responsáveis devem procurar as dosagens para as crianças até o dia 24 de agosto, prazo estabelecido pelo Ministério para o final da campanha. “Como mãe, me preocupo com a falta de atenção dos pais que não levam as crianças para vacinar. Criança não vai sozinha ao posto de saúde! É preciso se conscientizar que a poliomielite é uma doença grave que pode levar a morte e que já estávamos livres do sarampo e que por descuido, ele voltou”, enfatizou a vereadora.

De acordo com o Ministério da Saúde, esse tipo de campanha de reforço, acontece de quatro em quatro anos e já estava prevista no orçamento da pasta. Esse ano, no entanto, a campanha é ainda mais importante dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite.

Somente esse ano, o Brasil confirmou 822 casos de sarampo nos Estados de Roraima e no Amazonas. Já em relação à paralisia infantil, trata-se de uma precaução, já que 312 cidades estão abaixo da meta preconizada para o controle da doença e um caso foi registrado na Venezuela em junho. O país erradicou a poliomielite do território em 1994; já o certificado de eliminação do sarampo havia sido alcançado em 2016.

“A melhor forma de proteção é a vacina, por isso a importância da divulgação da campanha e da conscientização. Saúde é uma responsabilidade de todos nós”, disse a vereadora Daniela Hall, lembrando que o horário de atendimento das unidades básicas de saúde de Dourados, no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Notícias Relacionadas :::