#Verificamos: É falso tuíte de Jean Wyllys que cita ‘acordo’ com jornalista do The Intercept

Circula nas redes sociais um tuíte supostamente publicado pelo ex-deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ), no qual ele sugere ter feito um “acordo” com o jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

“Não foi isso o acordo Glenn Greenwald, não tenho nada a ver com a merda que você está fezendo (sic), não posso sair prejudicado com isso, abri mão de muita coisa para viver no exílio. O acordo não foi esse. Se me ferrar, eu ferro também, não tenho mais nada a perder!”
Imagem publicada no Facebook que, até as 14h30 do dia 8 de julho de 2019, tinha sido compartilhada por 1,1 mil pessoas

FALSO

O tuíte analisado pela Lupa é falso. A conta do ex-deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) no Twitter é verificada. Na imagem que está sendo compartilhada em redes sociais, o selo azul de verificação, que deveria estar ao lado do nome do ex-deputado, não aparece. Portanto, a imagem não é verdadeira. Veja:

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Segundo a imagem, esse tuíte teria sido escrito no dia 5 de julho. Entretanto, até a publicação desta matéria, o último post de Wyllys no Twitter tinha sido feito no dia 3 de julho. Além disso, vale destacar que a mensagem é contraditória com outras afirmações feitas pelo ex-deputado na mesma rede social, como esta:

Mais que inacreditável, é INACEITÁVEL que a os filhos de Bolsonaro continuem caluniando e difamando pessoas de maneira sórdida, como se estivessem acima das leis. Alguma freio institucional precisa ser posto a essa gente canalha.

Leia também:  Ex-BBB19 Vanderson vai prestar depoimento à polícia do Rio na segunda-feira

A prole de Bolsonaro – dois deles, assim como o próprio pai, envolvidos em esquemas de corrupção sob investigação – se acham no direito de caluniar de maneira @ggreenwald , @davidmirandario e a mim, para sua manada da idiotas, como forma de defender seu ministro da Justiça.1.32614:15 – 30 de jun de 2019

Sobre o editor

Maryone Azevedo
Maryone Azevedo
Trabalhando para trazer a verdade ao público!

A verdadeira informação é a salvação de uma nação livre de injustiças!